Escrever

Ação na Praça Edson de Jesus

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

Alunos da Escola Lenilson

Quem lê está sempre à frente de seu tempo

tradutor

terça-feira, 9 de junho de 2015

CULMINÂNCIA DO PROJETO CONHECENDO CONTINENTES


Conhecendo os continentes. Esse é o nome do projeto desenvolvido na Escola Lenilson Miranda durante o mês de maio. A culminância da iniciativa pedagógica, coordenada pela professora Maria Jucirene Freitas, ocorreu com várias apresentações lúdicas na quadra coberta do educandário.
Continente asiático evidenciado pela dança do ventre
Na ocasião alunos dos dois turnos apresentaram danças, moda, comidas típicas e as principais tradições de países dos continentes americano, europeu, asiático e africano. 

Desfile à moda italiana contemplou continente europeu
A professora coordenadora do projeto se emocionou com os resultados apresentados pelos alunos. “É gratificante ver a teoria administrada em sala de aula se materializando em ações dessa natureza. Mais empolgante ainda é perceber o envolvimento dos alunos com as atividades apresentadas. Os alunos se comprometeram bastante com os trabalhos”, elogiou Jucirene Freitas.
Pintura e dança tribal representaram continente africano
Apresentação de capoeira finalizou as atrações da culminância do projeto pedagógico


domingo, 26 de abril de 2015

ALUNOS REIVINDICAM AO VICE-GOVERNADOR REFORMA DA ESCOLA

24/04/2015 – Alunos da Escola Lenilson Miranda reuniram-se esta noite com o vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, para cobrar providências quanto a reforma do prédio da unidade escolar.

Na ocasião eles descreveram a precária situação da escola e reivindicaram interseção política. “O forro das salas de aula está caindo, a instalação elétrica também está comprometida. Os computadores do laboratório de informática estão inservíveis”, revelaram Renildo Andrade e Luiz Brandão.

Zequinha Marinho ouviu os alunos, fez anotações e se comprometeu a tomar providências sobre a pauta dos estudantes.

Os professores Nilson Amaral e Raimunda Marinho acompanharam os estudantes durante a reunião ocorrida em residência de um correligionário do vice-governador.

sábado, 18 de abril de 2015

GRUPO TEATRAL APRESENTA PEÇA DE COMBATE ÀS DROGAS

Por meio do grupo de teatro “Construindo sonhos” a Escola Lenilson Miranda promoveu esta semana palestra sobre combate ao uso de drogas. Durante a apresentação os alunos aprenderam a se prevenir contra má influência de pessoas envolvidas com entorpecentes; bem como conheceram, por meio de arte cênica, as consequências da droga na vida de um adolescente que se enveredou pelo fantasioso caminho das ervas psicotrópicas. Emocionados, os alunos elogiaram o espetáculo protagonizado pelos atores Lucineia e Paulo Ricardo, ambos de Brasília – DF.

Durante a palestra foi abordado temas relativo à família, drogas; violência infantil, doméstica; cidadania, gravidez precoce e a vida em cárcere. O grupo orientou ainda sobre a importância de amizades saudáveis durante a adolescência.

Após a palestra educativa houve apresentação teatral com propósito de fixar o assunto ministrado. Os alunos assistiram atentamente ao espetáculo cujo enredo conta história de um jovem que se envolve com drogas, e consequentemente, fica transtornado, agride e mata a mãe dele durante uma discursão iniciada por causa de drogas.

A história inicia com Hugo, rapaz extrovertido e comunicativo, tentando namorar Margarida, uma moça de família tradicional e estudante de ensino médio. Eles tornam-se namorados, e desse relacionamento gera um filho contaminado pelo vírus da AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Em momento de fúria provocado pelas constantes brigas que tem com a mãe, Hugo começa agredir a mulher com tapas, chutes, puxões de cabelo e xingamentos que culmina na morte da mulher. Após o matricídio, o garoto alucinado, inicia diálogo desconexo com a desfalecida.

Ao perceber que a mulher esta morta, Hugo se emociona e demonstra arrependimento profundo pelo crime cometido. Em seguida, chora desesperadamente, tenta reanimar a mulher que, repentinamente se levanta e finaliza a cena de teatro contextualizando a peça com a vida real. 

Depoimento de alunos
Muitos alunos se emocionaram com a encenação. Sandra Costa Paiva, 28 anos, aluna da 2ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) contou que a história a fez refletir mais sobre a educação de seus filhos. “A palestra foi importante para orientação dos jovens e dos pais que estudam aqui na escola. Fiquei muito emocionada ao ver o sofrimento da mãe tentando tirar o filho do caminho das drogas. Na vida real acontece exatamente o que presenciamos na história encenada”, lamentou Sandra.

Para a aluna Ingrid Luana Cardoso Pires, 16 anos, estudante de 2ª série regular, no turno da noite, a palestra e o teatro se completam. “Gostei muito da palestra e da peça teatral apresentada. Serviu para alertar nós jovens sobre os prejuízos que uma pessoa pode ter se seguir o caminho das drogas. O grupo está de parabéns pela apresentação”, elogiou. 

Serviço
Interessados em contatar os serviços do grupo teatral “Construindo sonhos” deve ligar para os telefones (61) 9326 – 7446 ou (94) 99109 – 7761, ou através do e-mail: lupi@hotmail.com.

terça-feira, 7 de abril de 2015

ALUNOS ASSISTEM PALESTRA SOBRE GAVIÃO-REAL


 
Alunos de 1ª e 2ª séries do ensino médio, do turno vespertino, assistiram palestra sobre Gavião-real (Harpia harpyja), na tarde desta segunda-feira (06/04), proferida pela Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Helena Aguiar, que contou com colaboração do escalador de árvores, Olivier Jaudoin. Eles são membros do Programa de Conservação do Gavião-real desenvolvido pelo Inpa, cujo objetivo é promover a pesquisa e a conservação das grandes águias brasileiras, tendo como foco o gavião-real.

Os alunos assistiram atentamente à palestra e interagiram efusivamente com a palestrante proferindo perguntas sobre o assunto apresentado.

Durante a explanação os estudantes aprenderam sobre a importância de preservar a Harpia; conheceram a dieta e os hábitos da ave rapineira, os tipos de árvores preferidas do ornitóptero para construção do ninho, o tempo de incubação do ovo da ave topo de cadeia alimentar, entre outras informações sobre a maior ave de rapina do Brasil.

A pesquisadora informou aos alunos que em São Geraldo do Araguaia quatro ninhos de Harpia são acompanhados e monitorados por pesquisadores do Inpa, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas, por meio da zootecnista Giselle Leandro. Dois ninhos estão localizados no interior da APA Araguaia e dois na Terra Indígena Suruí Sororó.

Helena Aguiar falou ainda sobre o Programa de Conservação do Gavião-real e doou para a biblioteca da escola um exemplar do livro “Harpia”, o qual consiste em um documentário fotográfico sobre a espécie, feito por João Marcos Rosa. A pesquisadora também sorteou camiseta e outros brindes sobre a Harpia harpyja.


A pesquisadora, que é doutoranda do curso de Ecologia do Inpa, explicou sobre a biometria da harpia. “O gavião-real pode atingir cerca de 2 metros de envergadura (medida de uma ponta a outra das asas) e um metro de altura. Suas garras podem chegar 6 centímetros de comprimento e pesar, quando adulto, até 8 quilos”, detalhou Helena.

Ela falou ainda sobre os tipos de árvores preferidas da Harpia. “O gavião-real constrói o ninho nas árvores mais altas da floresta como sumaumeiras e castanheiras, entre outras”, explicou, acrescentando que, após construído o ninho a ave adota aquela árvore para sempre.


Os alunos aprenderam também que o desmatamento em larga escala é uma das causas da crescente diminuição da espécie. “É necessário uma vasta área florestal para a Harpia se reproduzir e caçar”, afirmou Helena. De acordo com ela outra causa que leva a extinção da espécie é a falta de presas naturais, tais como, aves, preguiças, macacos, cotias, mucuras, tatus, entre outras.

A equipe do Inpa está em missão de campo nas regiões sul e sudeste do Pará em prol da pesquisa e monitoramento de ninhos da Harpia Harpyja. Nessa incursão os pesquisadores visitaram, além de São Geraldo do Araguaia, os municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo e Parauapebas.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

CULMINÂNCIA DA CAMPANHA DE AQUISIÇÃO DE LIVROS

Exatamente 775 livros foram arrecadados pelos alunos da Escola Lenilson Miranda em doação durante campanha realizada este mês de março, cujo objetivo é ampliar o acervo literário da biblioteca da escola. A turma do 3º ano regular venceu a disputa com 327 livros recebidos.

Os alunos do 3º ano vão receber de premiação uma viagem de excursão na cidade de Marabá onde devem visitar entidades de fomento à cultura, entre elas a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, a Fundação Casa da Cultura e o Parque Zoobotânico de Marabá.

A campanha de arrecadação de livros é uma ação do projeto da biblioteca da escola, cujo responsável é o Professor Nilson Amaral.

A culminância da atividade aconteceu na quadra coberta da escola, na noite de quarta-feira (1º/04), com realização de gincana pedagógica envolvendo alunos dos dois turnos da escola.


Alunos do Projeto Jovem de Futuro apresentam resultado

Durante a gincana houve apresentações de ações do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro desenvolvidas na escola. Na ocasião houve exposição de painéis com textos de vários gêneros produzidos pelos alunos, recital de poemas, apresentação musical, show de dança, exibição de fotos, entre outras. 

As turmas da escola foram agrupadas em três cores: banca, amarela e vermelha. A equipe Branca venceu a atividade recreativa e vai receber rodada de sorvete patrocinada pela escola. 

A coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro na escola, Anita Cruz, dirigiu a gincana com auxílio das coordenadoras pedagógicas Olindair Vilacina e Ângela Assunção.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ALUNOS VÃO ÀS RUAS EM BUSCA DE LIVROS


Sucesso absoluto a ação da campanha de arrecadação de livros realizada na noite deste domingo (22/03) pelos alunos da Escola Estadual Lenilson Luiz Miranda, na Praça Edson de Jesus, centro de São Geraldo do Araguaia. Cerca de 200 livros foram recebidos durante as duas horas de evento. Na ocasião os estudantes recitaram poemas, leram fábulas e contaram piadas; e ainda distribuíram panfletos com frases de escritores famosos sobre a importância do livro e o valor da leitura na vida acadêmica, profissional e social de uma pessoa.

A campanha de arrecadação de livros, cujo slogan é “Salve uma vida! Doe um livro!”, tem objetivo de ampliar o acervo literário da Biblioteca da Escola; bem como estimular os estudantes ao hábito de leitura. A escola recebe todos os gêneros de livros, exceto livro didático.

A turma que conseguir maior quantidade de obras receberá como prêmio uma viagem de excursão à cidade de Marabá, onde visitarão entidades de fomento a cultura.

Para Charles Alves de Sousa, 21 anos, estudante na 2ª série da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a campanha é importante por que incentivar os estudantes a prática de leitura. “Vamos conseguir o maio número de livros e visitar as entidades ligadas à cultura em Marabá”, estimula Charles.

A diretora da escola, Líbana da Cruz Silva, fez abertura do evento e discorreu sobre a importância do livro na vida dos estudantes. “Precisamos resgatar o hábito da leitura de livros para aumentar as possibilidades de sucesso na vida escolar e pessoal”, incentivou a gestora.

A campanha é coordenada pelo bibliotecário da escola, Professor Nilson Amaral, que na oportunidade, elogiou o envolvimento dos alunos na ação educativa.



Serviços

Pessoas interessadas em doar livros para a escola Estadual Lenilson Luiz Miranda podem entregar na própria instituição localizada na Rua Arantes s/n, no Bairro Bela Vista em São Geraldo do Araguaia, ou contatar a escola por meio do telefone (94) 3331 1290, nos períodos vespertino e noturno.

segunda-feira, 30 de março de 2015

PERFIL DA ESCOLA


A Escola Estadual de Ensino Médio Lenilson Luiz Miranda, localizada na Rua Edson Arante, S/Nº, Bairro Novo Horizonte em São Geraldo Araguaia – Pará, foi inaugurada em abril de 2009 com o nome de Escola Estadual de Ensino Médio Dinalva Oliveira Teixeira. Mais tarde por meio do Decreto de Lei nº 7.209, de 14 de Outubro de 2008, publicado no Diário Oficial do Estado (Nº 31858) e pela portaria nº 08/2011 – SAEN, em 18 de fevereiro de 2011, a Unidade Escolar recebeu nome de Escola Estadual de Ensino Médio Lenilson Luiz Miranda.

O atual nome é homenagem a um líder comunitário que morava no bairro Novo Horizonte, periferia de São Geraldo do Araguaia. Lenilson sonhava se formar em magistério, se tornar professor e lecionar para crianças em uma pequena escola do bairro onde morava. Lenilson Miranda morreu em 1994, com 23 anos, acometido de câncer.

A escola recebe alunos de vários bairros da cidade. Oferece ensino médio nas modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atende nos turnos vespertino e noturno. A tarde oferece o sistema regular de ensino médio e à noite também oferta, para o ensino médio, a modalidade EJA.

MISSÃO DA ESCOLA


A missão da Escola Lenilson Luiz Miranda é propiciar serviços educacionais de qualidade, garantindo o acesso da comunidade e a permanência de todos os educandos respeitando suas diversidades e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, motivados, capazes de agir e transformar a sociedade em que estão inseridos.